02 junho, 2010

Diga não ao Bullying!





Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.



Em nossa escola procuramos combater a prática e orientar os alunos quanto aos malefícios de se praticar bullying. É preciso haver um esforço conjunto entre pais e escolas para conscientizar nossos estudantes. O bullying é particularmente perverso por causar danos no longo prazo. Suas influências serão sentidas durante a vida adulta e pode desencadear outras dificuldades em quem sofre e até mesmo em quem pratica.Nestes tempos de internet os pais precisam ficar atentos aos atos de bullying virtual também. Como a internet é uma extensão da vida cotidiana é comum que a pratica combatida na escola migre para as redes sociais.



Dica para os pais:


Caso perceba sinais que seu filho sofra bullying na escola converse bastante com ele e procure o estabelecimento de ensino para discutir o assunto. Na correria dos tempos modernos alguns sinais podem ser ignorados, por isto fique atento se seu filho se recusar a ir para a escola ou perder o interesse abruptamente pelos estudos, sempre olhe os cadernos, inclusive de desenho, já que muitos estudantes podem preferir se manifestar escrevendo frases e textos ou desenhando. Qualquer mudança de comportamento em seus filhos deve merecer sua atenção, fique de olho.


Dica para os filhos:


É comum que alguns alunos tenham mais facilidade de comunicação que outros. Você não é uma pessoa melhor ou pior se souber contar mais ou menos piadas. O que você não pode é seguir a teoria de manada. Os elefantes é que costumam seguir sempre um lider, mesmo que o lider esteja errado. Se você for vitima de bullying não leve tão a sério já que quanto menos você gostar mais sofrerá e denuncie imediatamente a professora ou aos seus pais. Se souber de alguém que sofra com o bullying não incentive e não participe. Procure ajudar a vitima e não deixe de contar a sua professora ou à algum responsável.
Assim construiremos um mundo muito melhor para todos!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Escola Estadual Itiro Muto Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger